Educação: Boa Vista do Tupim está empreendendo o processo de elaboração do Referencial Curricular Municipal

10/07/2020 às 01h14

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer juntamente com a rede de profissionais da educação de Boa Vista do Tupim está empreendendo o processo de elaboração do Referencial Curricular Municipal, importante documento que norteará as decisões e o trabalho pedagógico nas escolas da rede municipal.

O objetivo é assegurar as reflexões, diálogos e contribuições coletivas em torno da escrita do Referencial Curricular Municipal. Desta forma, foram criados os GEAs - Grupos de Estudos e Aprendizagens - dos quais fazem parte educadores/as de todas as etapas da Educação Básica em Boa Vista do Tupim.

segmento, modalidade e área do conhecimento. A secretaria municipal de Educação criou perfis nas redes sociais para a realização de lives, videoconferências e todos os mecanismos de comunicação a distância.

A prefeitura de Boa Vista do Tupim, publicou a portaria nº 01/2020, que dispõe sobre a Comissão Municipal de Governança para (re) elaboração curricular do município, composta pela secretária de educação, representantes da equipe técnica pedagógica, representantes do Conselho Municipal de Educação, representantes da Educação de Jovens e Adultos,representantes da rede estadual, representantes da rede particular, representantes do Fórum Municipal de Educação, representantes da APLB SINDICATO.

Segundo a secretária de Educação - Ana Fabia Carneiro, o debate está aberto para a comunidade participar "além dos profissionais da educação, estudantes e seus familiares, associações diversas, instituições locais, profissionais de outras áreas e pessoas da comunidade de modo geral, estão convidados a fazer parte junto conosco deste processo de construção para que tenhamos um documento plural, legítimo e alinhado com a nossa identidade tupinense" frisou.

O processo formativo será realizado por meio de estratégias e ações conjuntas com o uso de ferramentas e recursos digitais, através da parceria da Prefeitura Municipal de Boa Vista do Tupim e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/BA), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/BA), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Fundação Itaú Social.